Noite de sono tranquila – Super dicas para ter um sono reparador






Saiba como ter uma noite de sono tranquila e qual a importância de dormir bem e ter um descanso completo. Confira essas super dicas para desfrutar de um sono reparador e relaxante, e acorde revigorado.

noite de sono

Uma noite de sono tranquila é essencial para repor as energias

Ter uma noite de sono tranquila é fundamental para quem deseja manter a saúde física e mental. Noites de sono nas quais o corpo e a mente conseguem relaxar elevam a qualidade de vida de um indivíduo. A falta de um sono reparador pode resultar em condições desfavoráveis para o corpo e cérebro. Dentre estas condições, estão incluídos:

 

 

  • Cansaços crônicos;
  • Falta de apetite (causada pela ansiedade);
  • Excesso de apetite (também causado pela ansiedade);
  • Sonolência exagerada durante o dia;
  • Obesidade;
  • Enfraquecimento do seu sistema imunológico;
  • Perda de memória;

Então, para que isso não ocorra de forma frequente e seja uma reincidência até se tornar um problema grave, é preciso dar os primeiros passos.

Se você está lendo este artigo, significa que está procurando uma ajuda para solucionar o problema de seu sono.

Veja também:

OS BENEFÍCIOS DA CROMOTERAPIA PARA SAÚDE E BEM-ESTAR

BENEFÍCIOS DE ANDAR DE BICICLETA PARA SUA SAÚDE

 

Por isso separamos para você algumas dicas que podem ajudá-lo (a) a voltar a ter uma noite de sono tranquila e reparadora, para acordar no dia seguinte descansado e turbinar sua disposição diária.

Veja!

  1. Dormir com o ambiente todo escuro

Às vezes, o excesso de luz pode de fato atrapalhar o sono. Neste caso, mantenha o ambiente todo escuro, apagando as luzes, telas, e o que gerar uma iluminação exagerada.

Caso você não se sinta bem com o ambiente em escuridão total, uma super dica é utilizar a luz de um abajour. Dependendo da cor da luz do abajour, ela ajuda a pegar no sono e não atrapalha no descanso.

  1. Não ingerir alimentos pesados antes de dormir

Isso porque biologicamente falando, alimentos pesados alteram bastante o metabolismo. Com isso, o corpo produz mais energia. E o resultado desse processo biológico será a falta de sono. Antes de dormir, o recomendado é um lanche leve e um chá calmante, como cidreira, camomila, e outras ervas calmantes a seu gosto.

  1. Pratique algumas atividades físicas durante o dia que estimulem o cansaço e o sono durante a noite

Atividades físicas liberam serotonina e ajudam o corpo a relaxar. Com isso, durante a noite, o corpo terá as condições necessárias para ‘pegar no sono’. Uma dica é: não praticar atividades físicas de noite, já que elas também são estimulantes no momento da prática.

  1. Temperatura ambiente influencia em uma noite de sono tranquila

Nem muito frio, tampouco excesso de calor. A temperatura deve estar agradável para conseguir ter uma noite de sono tranquila. De acordo com especialistas, temperaturas extremas provocam mais agitação do corpo. Com isso, vem a sensação de sono não reparador. Uma temperatura amena vai ajudar e muito em um sono reparador.

  1. Leia algo relaxante e procure não se estressar antes de dormir

Notícias ruins, fatos desagradáveis e excesso de informações, principalmente antes de dormir, podem encher a mente de pensamentos nocivos. O recomendado, antes de dormir, é que se leia um livro relaxante, ou algo mais ameno, para que a mente comece a se preparar para o descanso. Um bom romance pode ajudar a pegar no sono mais rápido.

  1. Uma boa meditação para acalmar os ânimos

Se você for uma pessoa ansiosa e não estiver conseguindo dormir, pode surgir uma certa angústia. Para isso, o recomendado é que se coloque uma música relaxante de meditação e pratique uma respiração profunda. A respiração, principalmente, é essencial para o relaxamento corporal.

Agora, hora de aproveitar uma noite de sono tranquila! E casos os sintomas de insônia forem recorrentes, a dica é procurar uma orientação médica.