Contato com a natureza – Veja 5 benefícios que a natureza oferece






Veja os excelentes benefícios de se manter contato com a natureza para sua saúde física, mental e espiritual. 

Confira!

contato com a natureza

Mantenha um contato com a natureza e verás os benefícios oferecidos por ela

Quando pensamos em natureza, sempre vem em mente um lugar para relaxar. Um lugar para silenciar a alma das coisas do mundo, respirar e limpar o corpo físico, mental e espiritual. Isso porque a natureza tem a imensa capacidade de nos confortar.

Viver apenas no meio urbano, aos sons de buzinas, sirenes e correrias acaba elevando a ansiedade da do indivíduo.

Por isso, nota-se que quanto mais longe da natureza, mais próximas de sentimentos como angústias e ansiedade as pessoas vão ficando.

Portanto, em meio a esse caos urbano moderno, é preciso uma pausa no meio da natureza para recompor as energias positivas e aliviar toda essa tensão.


Veja também:

Desta forma, para aproximá-los ainda mais da ideia de passar um tempo no meio da natureza, separamos aqui 5 benefícios que o contato com o meio natural traz para seu corpo, espírito e mente.

Benefícios do contato com a natureza. Veja 5 destes benefícios!

  1. Saúde dos pulmões

Não há dúvidas que trocar o ar urbano, atualmente bastante poluído, pelo ar limpo da natureza fará uma grande diferença na saúde. Principalmente na saúde pulmonar, nosso órgão de respiração.

Segundo algumas pesquisas, andar durante 2 horas em uma cidade grande, como São Paulo, equivale ao consumo de 1 cigarro.

E o contato com a natureza ajudará a desintoxicar o pulmão de toda poluição.

  1. Alívio de estresse e tensão

O estilo de vida urbano é um tanto quanto exagerado.

Andar todos os dias nas cidades, e não ter uma pausa para natureza, pode acumular tensão.

Logo, manter um contato com a natureza faz sentir-nos mais conectados à paz e tranquilidade que os elementos naturais nos proporcionam. Estes elementos são coisas simples e serenas, tais como o leve e calmo ruído da queda de uma cachoeira. Também o canto dos pássaros, o aroma das flores e frutas, a pureza do ar, o ruído dos ventos tocando as copas das árvores, e a tranquilidade e paz que tudo isso nos oferece.

  1. Aumenta os níveis de vitamina D com os raios solares

O sol é a nossa fonte de vida, e os raios solares são uma fonte de vitamina D.

Por isso, precisamos do sol para abastecermos nossas vitaminas, principalmente a vitamina D. Essa vitamina é importante para todos os aspectos de nossa saúde.

Quando o sol estiver ainda ameno, logo nas primeiras horas da manhã, experimente fazer uma caminhada tranquila em algum parque natural e sentir a energia do sol recompondo seu corpo.

  1. O contato com a natureza ajuda na saúde do cérebro

Quando estamos em meio à natureza, principalmente em locais mais vazios, deixamos a mente vagando por algum momento. Durante esse momento, o cérebro entra em um estado chamado de “rede neural em modo padrão”. Esse estado consiste em um sistema complexo de comunicação coordenada entre todas suas partes.

Essa atividade é essencial durante todo processo de compreensão do comportamento humano, o que nos auxilia a compreender melhor a nossa própria identidade.

  1. A relação entre o ar puro e nossa pressão arterial

Em ambientes fechados, ou lugares com excesso de poluição, o corpo precisará trabalhar mais para conseguir suprir todas duas necessidades de oxigenação. E esse ‘trabalho a mais’ significa dobrar os batimentos cardíacos, e com isso, a pressão arterial se eleva.

Por isso, e muitos outros infinitos motivos, o contato com a natureza é de extrema importância. Tirar uma pausa para ficar no meio natural é fundamental para nossa qualidade de vida.