Saiba quais os benefícios do chá de melissa para sua saúde e bem-estar






Conheça os benefícios do chá de melissa e o quanto essa bebida pode fortificar seu organismo. Confira!


A melissa, que é popularmente chamada de erva-cidreira, é uma erva aromática da família da hortelã, menta e do bolso.

Embora seja cultivada no mundo todo por causa de suas propriedades medicinais, a melissa é originária da Europa, também do do continente africano e asiático.

benefícios do chá de melissa

É uma planta simples de ser encontrada, barata e pode ser cultivada de forma bastante simples em uma pequena horta residencial.

Para que serve e quais são os benefícios do chá de melissa?

Uma xícara do chá de melissa contém diversas propriedades medicinais e terapêuticas para tratamento de diversos tipos problemas que alguém esteja enfrentando.


COMO CONTROLAR A PRESSÃO ALTA DE MANEIRA NATURAL – 6 DICAS IMPORTANTES

QUALIDADE DE VIDA –  7 DICAS PARA ELEVAR SEU BEM-ESTAR

EMAGRECIMENTO RÁPIDO – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

ALGAS MARINHAS – BENEFÍCIOS DESSA PLANTA SABOROSA


E para saber melhor sobre como aproveitar todas essas propriedades medicinais, vamos conhecer os benefícios do chá de melissa.

Saiba mais.

Benefícios do chá de melissa para saúde

1. O chá de melissa é excelente para o alívio de estresse

A bebida auxilia no alívio de sintomas de ansiedade, estresse e depressão. Isso faz com que o corpo consiga relaxar para manter-se saudável, já que o estresse pode ocasionar outros problemas mais graves devido do excesso de hormônios que ele libera no sangue.

O estresse sem controle pode levar a altos níveis do que é conhecido como estresse oxidativo, além de problemas cardíacos, estomacais, hipertensão, e até mesmo AVC.

2. Ajuda a aliviar insônia e outros distúrbios do sono

Por ser um chá com propriedades calmantes e ser uma bebida que ajuda a aliviar altos níveis de ansiedade, tais como inquietações, pensamentos negativos, e distúrbios relacionados ao sono, um deles a insônia.

3. O chá é ótimo para a saúde hepática

Por ser uma bebida com propriedades antioxidantes que auxiliam o sistema digestivo, o chá de melissa será também ideal para a saúde do fígado, uma vez que esse órgão faz parte do sistema de digestão e metaboliza todos benefícios da planta.

4. Chá de melissa ajuda na perda de peso com saúde

É bastante comum que o chá de melissa seja consumido por aqueles que buscam a perda de peso de maneira saudável.

Uma vez que a bebida contém antioxidantes que ajudam a manter a saúde digestiva, e eliminar gorduras do organismo, o chá de melissa ainda tem efeitos calmantes, o que ajuda a controlar a ansiedade e compulsão alimentar.

Sem contar que é uma bebida com pouquíssimas calorias, mas com muitas vitaminas e minerais essenciais.

5. Excelente para o sistema imunológico

As propriedades antissépticas e antibacterianas presentes na erva tornam sua infusão uma bebida totalmente eficaz contra diversos tipos de resfriados, infecções e gripes.

Além de seus efeitos antioxidantes, a bebida ajuda também a estimular a produção dos glóbulos brancos, além de ajudar eliminar a fleuma e o muco, lugares onde diversos patógenos se escondem para procriar.

6. A bebida é um calmante estomocal

Outro excelente benefício desse chá é que a bebida é ideal para acalmar o estômago.

Caso você sofra com problemas como, excesso de flatulência, indigestões constantes, constipação, inchaços ou cólicas, e refluxo ácido, consumir uma pequena xícara da bebida diariamente irá ajudar a fortalecer a digestão e ainda garantir a adequada metabolização dos nutrientes.

Uma boa dica é combinar o chá de melissa com uma boa dieta e seguir um cardápio saudável. Combinada a uma boa dieta, a erva será muito mais eficaz.

Contraindicações do chá de melissa

  • O chá de melissa não está recomendado para:
  • Portadores de hipotireoidismo.
  • Gestantes ou lactantes
  • Pessoas que sofrem com úlceras

Por isso, antes de acrescentar o chá de melissa em sua dieta, uma recomendação é que um profissional seja consultado.