Atividades em grupo ajudam a diminuir o estresse






Saiba quais são os benefícios das atividades em grupo e como elas ajudam a diminuir o estresse e quanto esse tipo de experiência é saudável.

É bastante comum que durante o dia diversas situação tirem nossa tranquilidade e a substitui por preocupações e estresse.  Do jeito que as coisas ultimamente andam corridas e a demanda que você faça algo produtivo seja para o local de trabalho, ou até mesmo dentro da sua casa, com certeza faz com que o estresse acumule em seu corpo e mente.

E é claro, a partir do momento que temos nosso corpo ou mente debilitados, o aproveitamento de tudo se torna cada vez mais baixo, podendo gerar outros problemas.

Diante disso, algumas empresas estão implementando dinâmicas e atividades em grupo para ajudar seus funcionário a terem saúde. E isso faz com que sejam mais produtivos em suas respectivas funções.  São muitos os benefícios das atividades em grupo.

Problemas que o estresse traz

O estresse, quando não excessivo ou frequente, não irá ocasionar problemas para sua saúde, muito pelo contrário ele aumenta a produção de adrenalina e cortisol, que são muito importante para te dar energia e estar preparado para desafios.

O problema começa quando o estresse começa a ser frequente e a atrapalhar suas atividades diárias e vida social.

Quando ocorre frequentemente, o excesso de hormônios liberados começam a trazer efeitos colaterais para o corpo. E você além de produzir menos em suas atividades, ficará também a mercê de algumas doenças, sejam elas físicas ou distúrbios mentais. Veja a baixo algumas doenças que o estresse pode trazer:

  • Insônia;
  • Transtornos alimentares;
  • Síndrome do Pânico;
  • Ansiedade;
  • Problemas vasculares;
  • Depressão.

Sabemos que o estresse em excesso pode ser perigoso. E para isso, vamos falar dos benefícios das atividades em grupo e como elas podem aliviar essas sensações desconfortáveis. Se você participar de algumas brincadeiras divertidas em grupo, você pode prevenir sua vida do mal do estresse excessivo, ansiedade e mal humor. Se você for um (a) chefe, supervisor (a), incentive sua equipe a fazer atividades em grupo.

[the_ad id=”1921″]

Se você for alguém que queira agregar interações sociais em sua vida, mas não dependendo do seu trabalho, junte seus amigos, faça novas amizades e acrescente atividades em grupo em sua rotina.

Porque atividades em grupo?

atividades em grupo benefícios das atividades em grupo

São diversos os benefícios das atividades em grupo para sua saúde e bem-estar

As atividades em grupo criam uma integração entre aqueles que estão participando. É um momento de descontração para se libertar de toda energia negativa concentrada por causa de estresse e ansiedade. Pode ter certeza que enquanto você se diverte, as preocupações desaparecem momentaneamente.

Não significa que todos os seus problemas serão resolvidos, mas dinâmicas de integração são  como se fosse um remédio natural para a dor, um intervalo para o excesso de pensamentos e angústias, enquanto o corpo cura ela.

 

Veja também:

BENEFÍCIOS DE ANDAR DE BICICLETA PARA SUA SAÚDE

 

Esse tempo de relaxamento que você teve – ou terá — irá te ajudar a enfrentar melhor as dificuldades que você pode estar enfrentando.

Benefícios das atividades em grupo no trabalho

Uma coisa é certa, qualquer empresa ou organização que investe em dinâmica de grupo promove maior interação entre seu membros da equipe de trabalho. O ambiente ficará mais leve. Isso porque são diversos os benefícios das atividades em grupo. Veja alguns deles no trabalho.

  • Descobrir novos talentos;
  • Aumentar o diálogo entre os membros da equipe de trabalho;
  • Troca de experiências sociais e profissionais;
  • Equipe mais motivada e trabalho feito com mais carinho;
  • Maior rendimento e produção;
  • Menos desavenças e mais amizade entre os membros da equipe.

Apostar em atividades em grupo é algo que toda empresa deve fazer de modo a estimular seus colaboradores.

Benefícios das atividades em grupo entre amigos e famílias

Não tem nada mais gostoso do que estar entre amigos e familiares, pessoas que amamos. E o melhor de tudo, os benefícios das atividades em grupo entre pessoas próximas também são diversos. Se o clima entre seus próximos, parentes e amigos não está dos melhores, tente usufruir das atividades em grupo para engajar novas interações positivas entre vocês.

Veja os benefícios das atividades em grupo entre amigos e familiares

  • Descobrir novas amizades;
  • Compreensão entre os integrantes das atividades;
  • Traz sorrido, felicidade e até mesmo soluciona algumas desavenças que estão ocorrendo;
  • Quebra o gelo de alguma;

Algumas brincadeiras para as atividades em grupo

Existem algumas dinâmicas divertidas e brincadeiras em grupo que vão fazer cada vez mais uma pessoa conhecer a outra. Vejas alguns exemplos de brincadeiras divertidas para fazer quando estiver realizando algumas atividades em grupo

  1. Bingo do Nomes:

Atividade voltada para equipe de trabalho. Essa é para ser usado no primeiro dia de serviço de uma equipe. Ofereça uma folha quadriculada semelhante a folha de jogar bingo, para cada pessoa.

Você irá instruir os integrantes a coletar assinaturas de todos da sala até os espaços acabarem. Se o grupo for pequeno talvez seja necessário repetir assinaturas.

Quando terminar, cada um senta em seu lugar novamente. E um por uma irá falar um nome que foi assinado em sua folha. A pessoa citada irá se levanta e falar um pouco sobre si.

  1. Acendendo o Fósforo

Também voltada para apresentação de equipe de trabalho. É bem simples.

Será entregue para cada pessoa um fósforo. Cada pessoa terá que acender o fósforo e quando aceso se apresentar e falar um pouco sobre si. Quando o fósforo apagar é a vez de outra pessoa.

  1. Braços Suspenso

O objetivo principal dessa atividade é mostrar a importância do trabalho em equipe.

Chame todos do grupo e peça que fiquem em pé e estiquem os braços para frente, na altura do peito. Após isso inicie uma conversa ou faça perguntas, até as pessoas começarem a sentir dor nos braços e querer abaixá-los.

Depois que alguns já sentiram a dor, agora peça para eles apoiarem os braços um dos outros no ombro, como um círculo de jogadores de futebol. E continue a conversa e as perguntas.

Faça com que eles percebam que usando a ajuda um dos outros, não sentiram dores e poderão concluir a conversa.

Isso vai ser um exemplo de como tem que ser o trabalho equipe deles.

Essas mesmas atividades em grupo podem ser feitas entre amigos, parentes, claro que não levando em conta uma apresentação.

Outras atividades em grupo bem descontraídas fora do ambiente de trabalho:

  • Andar de bicicleta
  • Danças ou exercícios físicos;
  • Esportes radicais;
  • Prática de caridade (em grupo faz com que as pessoas que necessitam de caridade se sintam mais amparadas);
  • Artes, como música, pinturas, poesias e desenhos;
  • Brincadeiras e jogos em grupos.

O importante é usar sua criatividade e desfrutar de um dos melhores benefícios das atividades em grupo: a harmonia social.