A importância do cuidados com a autoestima – Dicas para melhorar a sua






A autoestima é uma das coisas mais importantes na vida de um ser humano. Isso porque ela é proveniente de um amor próprio e autoaceitação, ou não, de um indivíduo. E os resultados dos cuidados com a autoestima, amor próprio e aceitação de si mesma oferecem benefícios surpreendentes na vida dessa pessoa.

OS BENEFÍCIOS DA CROMOTERAPIA PARA SAÚDE E BEM-ESTAR

Saiba o quanto é importante cuidar da autoestima, benefícios de amar a si própria cada dia mais, e como conseguir elevar seu amor próprio. Confira essas dicas!

Durante toda nossa vida, pequenas ou grandes situações as quais vivemos diariamente são responsáveis por guardar memórias em nosso subconsciente.

 

Essas memórias podem ser boas, mas também podem ser decorrentes de algumas situações ruins ou constrangedoras em que vivemos. Nestas situações mais traumáticas, quem corresponde diretamente a essas memórias é o nosso coração. E o resultado desses pequenos, ou grandes traumas, é uma autoestima abalada e desvalorização de si própria.

Além de memórias traumáticas, pequenas ações, ou ações em excesso, vão aos poucos diminuindo nossa autovalorização. Ignorar ou reprimir nossos desejos ou necessidades, viver em função das opiniões alheias, pôr-se quase sempre abaixo de todos, ou em segundo plano são atitudes que nos colocam em situação de desvalorização.

autoestima amor próprio

A autoestima e amor próprio são as coisas mais importantes de sua vida

Isso tudo inclui tanto atenção com nosso espírito, quanto com nossa parte física. Isto é, a importância de nos sentirmos bem conosco com cuidados com a pele, cabelo, corpo e saúde, e também com nosso jeito de ser, opinião própria e maneira de enxergamos a vida.

E essa falta de atenção a si própria já influencia diretamente na autoestima.

Para isso, a super e mais importante dica que iremos oferecer a você: ame-se primeiramente.

Isso porque valorizar a si própria vai oferecer inúmeros benefícios e oportunidades para sua vida, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Entre o brilho do sol e uma luz opaca, e quase apagada, você pode escolher brilhar e arrasar!

Veja também:

AMBIENTE FAMILIAR – A IMPORTÂNCIA DE MANTER A HARMONIA NO LAR

ATIVIDADES EM GRUPO AJUDAM A DIMINUIR O ESTRESSE

 

Por isso, brilhe!

Mas a pergunta é: como elevar a autoestima e reacender esse brilho que existe dentro de você?

Veja essas dicas e comece a reconstruir-se aos poucos para uma vida de paz e frutificação do que sua autoestima elevada pode lhe oferecer.

Confira!

  1. Para melhorar a autoestima, comece respeitando a si mesma

Caso você não consiga respeitar-se, será difícil respeitar, ou esperar respeito dos outros. Para isso, o respeito a si própria é importante e deve ser trabalhado.

Mas como conseguir o respeito a si própria?

Para isso, você deve colocar limite principalmente em relação à exposição e valorização mais de outras pessoas do que de si própria.

Isto é, não se exponha ao mundo de forma negativa apenas para agradar aos outros passando por cima de seu próprio respeito e sentimentos. Não passe por cima de você mesma. Seja na situação que for, profissional e pessoal, coloque-se diante destas situações respeitando sempre seus limites e necessidades, com postura e sapiência, e assertividade.

Nada de se ‘esforçar de maneira exagerada’ para agradar aos outros.

Outra questão de respeito a si própria é colocar-se em primeira/ ou segundo plano. Se todos somos importantes, você também é. Se você colocou alguém em primeiro plano, principalmente mediante você mesma, você está valorizando mais a outra pessoa do que a si própria.

  1. Aceitação e amor próprio

Quando falamos de aceitação, não apenas tratamos de aceitação estética. A beleza física pode ser relativa em alguns aspectos. Olhar-se no espelho e amar sua imagem, independente de suas condições físicas; aceitar seu jeito de ser e modo de pensar sobre a vida, elevar-se cada vez que pensar em si mesma, sabendo que você é uma pessoa maravilhosa e valorizar seus sonhos, compreender seus defeitos, e destacar suas qualidades para si própria é a aceitação, o amor próprio.

  1. Reconheça e aprenda com seus erros

Todos erramos, já que somos seres errantes, com opiniões e atitudes adversas. Porém, o erro não pode ‘quebrar’ sua autoestima. O melhor que se deve fazer é procurar perdoar-se, aprender com o erro e tentar melhorar a atitude que levou a este erro para evitá-lo em uma próxima situação. Quando você aprende com seu erro, você irá se sentir uma pessoa especial, já que teve a sabedoria para enxergar aquilo que levou a cometer o erro.

  1. Cuidado com o julgamento alheio, e o julgamento a si própria

Quanto mais você critica outras pessoas, mais será crítica para si. E isso pode inflar o ego a ponto de um desiquilíbrio em sua paz de espírito. E o resultado será uma visão mais rígida, menos simplória da vida. Lembra-se que a virtude está no meio termo, e a rigidez tem um limite. Se passar de um certo limite, você se sentirá uma pessoa acorrentada pelo próprio julgamento.

BENEFÍCIOS DO PISTACHE – COMO CONSUMI-LO PARA EMAGRECER COM SAÚDE

A dica é ser mais flexível, e ser flexível não significa que você tenha que ser totalmente passiva. Lembre-se do respeito a si própria. Seja flexível, mas não passe por cima de seu próprio respeito.

  1. Busca pela aprovação alheia

É interessante ser aprovada em um grupo social, no trabalho, etc. Porém, quando se há esforço para conseguir isso, até um esforço desnecessário e fora da naturalidade, pode existir também a frustração. Quem gostar de você irá gostar de seu jeito natural e especial de ser. Seja naturalmente você mesma e brilhe com sua luz própria, você é maravilhosa e merece!

  1. Cuide de sua saúde, e de seu bem-estar espiritual

Dê um espaço para cuidar de sua saúde e bem-estar espiritual. Uma caminhada, meditação, esporte, um tempo livre para uma ioga, dança, acupuntura, ou atividades afins, será excelente para você construir sua autoestima de maneira eficaz.

autoestima amor próprio

A autoestima começa no amor próprio e no modo de enxergar a vida

Com essas super dicas, você poderá começar a melhorar sua autoestima de modo a enxergar-se de maneira mais serena e mais amorosa. Lembre-se que com amor próprio, você será muito mais feliz.